A transmissão de potência entre eixos rotativos é um dos fundamentos da operação mecânica na indústria. Nesse cenário, os Acoplamentos Industriais têm papel essencial: conectam eixos, permitem desalinhamentos, amortecem vibrações e protegem componentes críticos. Seja em bombas, transportadores, redutores, motores ou compressores, a escolha correta do acoplamento é decisiva para aumentar a vida útil dos equipamentos, reduzir paradas e garantir segurança operacional.
Neste guia, você vai conhecer os principais tipos de acoplamentos industriais, suas aplicações, vantagens e critérios técnicos de seleção, com base no manual da PTDA e nas soluções oferecidas pela Solutec Industrial, distribuidora autorizada Tsubaki e Martin Sprocket no Brasil.
Um acoplamento conecta dois eixos que giram em uma mesma linha de centro. Ele tem como funções principais:
Ideais para aplicações em que os eixos estão perfeitamente alinhados e não há tolerância a flexibilidade. São simples, robustos e têm alta capacidade de torque por tamanho.
Flangeados: compostos por dois cubos com flanges unidos por parafusos. Feitos em aço carbono, operam em torques até 1.500.000 lb-in e rotações de até 10.000 rpm.
Tipo Luva (Sleeve): peça única com chaveta e parafuso de fixação. Utilizado em aplicações leves, com torque de até 4.000 lb-in e até 6.200 rpm
Ribbed: acoplamento bipartido com lâminas internas. Possui instalação simples e é utilizado em cargas pesadas com eixos de até 7”.
Acoplamentos rígidos não toleram desalinhamentos. Qualquer desvio pode causar desgaste em rolamentos, falha nos eixos e quebra prematura do acoplamento.
Acoplamentos flexíveis permitem certa movimentação entre os eixos, o que os torna ideais para absorver desalinhamentos. Dividem-se em:
Acoplamento de Engrenagem (Gear): muito robusto, permite desalinhamento axial e angular via folga entre dentes. Pode ser com luva contínua ou bipartida. Requer lubrificação.
Acoplamento de Corrente (Chain): usa dois cubos e corrente dupla. Econômico, suporta desalinhamentos angulares de até 2°, 0,25” de folga axial. Necessita de graxa e capa protetora.
Acoplamento de Grade (Grid): usa uma fita metálica flexível entre ranhuras nas cubas. Reduz choques e vibrações em até 30%. Requer lubrificação e capa metálica (horizontal ou vertical).
Acoplamento de Engrenagem MRC® é uma solução econômica para aplicações com baixa exigência de potência, oferecendo alta capacidade de torque e compensação de desalinhamentos axial, radial e angular entre eixos. Com design compacto e leve, dispensa lubrificação, não possui contato metal com metal e resiste a contaminantes, garantindo operação confiável e de baixa manutenção.
Obtêm sua flexibilidade pela compressão ou cisalhamento de um elemento de borracha ou poliuretano. São silenciosos, requerem pouca manutenção e amortecem bem vibrações.
Tipos por carga:
Compressão: Bloco, Mandíbula (Jaw), Acoplamento elastomérico tipo anel.
Cisalhamento (Shear): Anel de cisalhamento, Pneu (Tire), Borracha colada (bonded), Cordado (Corded tire).
Exemplos:
Dual Flex: usa dois elementos de poliuretano com tubo composto leve no centro. Alta capacidade de desalinhamento axial com baixa carga de reação.
Acoplamento Atra-Flex Tsubaki oferece alta capacidade de torque, absorção de vibrações e resistência a desalinhamentos, com instalação e manutenção simples. É a solução ideal para aumentar a eficiência e a confiabilidade em aplicações industriais exigentes.
Pneu (Martin Flex) : permite alta flexibilidade, fácil de substituir, ideal para ambientes com vibração.
Anel de cisalhamento: (Quadra-Flex) elemento elástico entre dentes internos e externos nos cubos. Baixa rigidez torcional e fácil de substituir.
Acoplamento de Mandíbula (Estrela, JAW): compacto, fail-safe. Se o elemento falhar, os cubos se tocam e mantêm o torque.
O Acoplamento Go-Flex® oferece instalação e manutenção rápidas, com troca simples da luva de poliuretano, sem necessidade de realinhamento ou lubrificação. Resistente, versátil e seguro, é ideal para reduzir paradas e proteger o equipamento.
Acoplamento de Bloco (Elastomérico): utiliza blocos de borracha em compressão para absorver desalinhamentos e choques. É considerado “fail-safe”, pois, mesmo em caso de falha do elemento elastomérico, pode operar temporariamente sobre lâminas metálicas.
Os acoplamentos de elemento metálico obtêm sua flexibilidade a partir da flexão de finos discos ou diafragmas metálicos.
Os modelos de disco são comumente usados em aplicações de uso geral.
Já os acoplamentos de diafragma são utilizados principalmente em aplicações especiais e serão abordados nessa seção específica.
Acoplamento de disco: transmite torque por meio de uma simples força de tração entre parafusos alternados de acionamento e acionados, posicionados em um mesmo círculo de fixação.
O desalinhamento é compensado pela flexibilidade resultante do comprimento de material entre os parafusos.
Os acoplamentos sem folga diferem dos acoplamentos industriais, pois não possuem nenhuma folga incorporada em seu projeto. A transmissão de potência ocorre sem qualquer perda de movimento. Eles são mais comumente utilizados na conexão de motores de passo ou servomotores a fusos de esferas, fusos trapezoidais, atuadores lineares, encoders ou redutores.
A ausência de folga é um requisito para muitas aplicações de automação fabril e robótica avançada.
Principais tipos de acoplamentos flexíveis sem folga:
A Martin oferece uma tabela comparativa de acoplamentos para auxiliar engenheiros, técnicos de manutenção e compradores industriais na escolha do modelo mais adequado.
Nesta tabela, você encontra informações detalhadas sobre:
Com esses dados, é possível selecionar o acoplamento ideal, seja Estrela, Corrente, Quadra-Flex, Martin-Flex, Go-Flex ou Blue-Flex, garantindo maior desempenho, durabilidade e compatibilidade com as exigências de cada aplicação industrial.
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