As transmissões sincronizadoras são amplamente utilizadas em sistemas industriais que exigem precisão, como transportadores, bombas, ventiladores e equipamentos automatizados. Um dos componentes mais comuns nesses sistemas são as, Polias sincronizadoras, que trabalham em conjunto com correias dentadas para garantir o sincronismo exato entre os eixos de acionamento e o acionado.
Polia sincronizadora e correia
Por que ocorrem falhas em sistemas de transmissão sincronizada?
Mesmo sendo altamente eficientes, os sistemas de transmissão sincronizada estão sujeitos a falhas quando expostos a:
Tensão de montagem incorreta
Desalinhamento angular ou paralelo
Temperaturas extremas
Sobrecarga ou picos de torque
Desgaste natural ou montagem inadequada
Esses fatores, se não forem monitorados, podem comprometer seriamente a vida útil das correias e polias, resultando em paradas inesperadas e custos elevados de manutenção corretiva.
Para evitar falhas é preciso adotar uma abordagem preventiva que envolva desde a seleção correta dos componentes até a manutenção periódica do sistema. Veja as principais recomendações:
Implementar um plano de manutenção preventiva: com inspeções regulares para identificar sinais de desgaste, ruídos anormais ou folgas no sistema.
Selecionar correias e polias compatíveis com a aplicação: considerando o tipo de perfil (HTD, STD, AT, etc.), carga de trabalho e ambiente de operação.
Realizar o tensionamento adequado: conforme as especificações do fabricante, garantindo o contato correto entre os dentes da correia e a polia.
Verificar o alinhamento das polias: durante a instalação e nas inspeções de rotina, evitando esforços laterais que aceleram o desgaste.
Monitorar a temperatura de operação: especialmente em ambientes industriais com variações térmicas intensas, que podem comprometer a resistência do material.
Evitar sobrecargas e picos de torque: utilizando dispositivos de proteção mecânica quando necessário.
12 falhas comuns em polias sincronizadoras e correias (e como corrigi-las)
1. Desgaste excessivo na borda lateral da correia
Causa provável: desalinhamento ou centros não-rígidos.
Correção: revisar o alinhamento do sistema e reforçar a estrutura de montagem.
*Imagem ilustrativa – Dente da correia desgastado
2. Suavização do dorso do neoprene
Causa provável: calor excessivo (+93°C) ou contato com óleo.
Correção: melhorar a ventilação e/ou proteger a correia com capa ou construção especial.
3. Desgaste entre os dentes
Causa provável: tensão excessiva na montagem.
Correção: reduzir a tensão e utilizar tensores adequados.
4. Dentes desgastados ou falhando
Causa provável: excesso de carga ou polia com poucos dentes engatados.
Correção: usar polias com maior número de dentes ou redimensionar a carga transmitida.
5. Fissuras no dorso da correia
Causa provável: exposição a baixas temperaturas (abaixo de 1°C).
Correção: ajustar o ambiente ou trocar por correia com construção especial.
6. Ruído excessivo na transmissão
Causa provável: desalinhamento ou carga além da especificação.
Correção: corrigir o alinhamento, rever o dimensionamento e tensão da correia.
7. Estiramento aparente da correia
Causa provável: excesso de carga ou distância entre centros muito curta.
Correção: reajustar tensão e/ou reposicionar centros da transmissão.
8. Desmontagem dos discos laterais
Causa provável: montagem incorreta.
Correção: reinstalar corretamente os discos ou substituir se estiverem danificados.
9. Quebra da correia
Causa provável: objetos estranhos na transmissão ou procedimento incorreto de montagem.
Correção: revisar proteção do sistema e seguir rigorosamente os manuais de instalação.
10. Efeito catraca (deslizamento sob carga)
Causa provável: tensão inadequada ou polia com diâmetro abaixo do mínimo.
Correção: ajustar tensão e/ou trocar a polia.
11. Corrosão ou oxidação no dente, ou tensor
Causa provável: ambientes úmidos ou contaminantes químicos.
Correção: proteger o sistema ou utilizar correia/polia com construção especial.
12. Desgaste excessivo no dente da polia (lado da pressão e/ou diâmetro exterior)
Causa provável: sobrecarga ou tensão excessiva na correia.
Correção: reduzir a tensão, aumentar a capacidade da transmissão ou substituir polia desgastada.
Polias sincronizadoras Martin
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