Atualmente muitas empresas passaram a valorizar muito as habilidades comportamentais somadas as habilidades técnicas, exatamente nessa ordem.
Antes na manutenção industrial bastava entender bem de máquinas e ferramentas, lembrar de formulas e técnicas complexas para se destacar no mercado, as habilidades comportamentais como por exemplo, empatia e proatividade não eram requisitos exigidos.
Devido as grandes evoluções industriais e tecnológicas novas habilidades foram incluídas no “pacote” do bom profissional. As técnicas continuam sendo necessárias e utilizadas, mas saber lidar com conflitos, liderar equipes, comunicação, produtividade e outras habilidades já são consideradas imprescindíveis.
Quando o assunto é produtividade alguns fatores são peças chaves para que o profissional da atualidade se destaque e progrida. Veja três valiosas dicas:
No caso da manutenção industrial pode surgir a seguinte dúvida: Mesmo que um técnico siga todos os passos acima, existem atividades que trazem imprevistos consigo e isso pode atrasar e muito o trabalho. O que fazer?
Bom, realmente no ambiente industrial em específico na área de manutenção, é comum um serviço ser prolongado devido à uma dificuldade encontrada e neste caso para evitar imprevistos é preciso mais uma habilidade comportamental e uma técnica.
A habilidade comportamental é a inteligência emocional para saber lidar com o imprevisto de maneira calma e racional, não cedendo à pressão dos operadores da linha ou superiores e nem ao relógio, já a habilidade técnica é dispor de ferramentas adequadas para auxiliar na execução do serviço, além do conhecimento da máquina e procedimentos necessários.
Imagine que é preciso realizar uma preventiva em um elevador de canecas, mais precisamente nas correntes do elevador, localizado em uma sala climatizada na produção de doces achocolatados. Neste caso é preciso agilidade para liberação da linha e muito cuidado para não contaminação do ambiente e produtos próximos.
Para essa atividade existe tempo pré-estabelecido e para ser produtivo e concluir com sucesso o serviço, o ideal é dispor de ferramentas que auxilie nas manobras mais complexas, como por exemplo:
Um separador de correntes que elimina o uso de martelos, esmerilhadeiras, talhadeiras e alicates, aliás, ainda é comum, porém não é normal e correto adaptar ferramentas para usos distintos de suas funções.
Um puxador de corrente também colabora e muito com o trabalho, extinguindo força excessiva do técnico e a dependência de terceiros, além de garantir maior segurança.
E rebitadores que excluem as emendas que podem ser futuros pontos de rompimento se não executados corretamente.
Somar habilidades comportamentais e técnicas é o mais indicado nos dias atuais, assim como buscar conhecimento e recursos para a rotina de trabalho.
As habilidades comportamentais podem agregar para um ambiente mais produtivo e saudável, incluindo a probabilidade proporcionar ao profissional chances de alçar novos desafios de forma progressiva na empresa, e em contrapartida as habilidades técnicas proporcionam maior assertividade na resolução de problemas e quando somadas as ferramentas adequadas e de qualidade, garantem maior segurança e sucesso na rotina.
Habilidades comportamentais, técnicas e recursos apropriados são indispensáveis a todos os profissionais.
Consulte-nos, a Solutec está a seu serviço!
Nossa equipe está pronta para prestar um atendimento de excelência!
WhatsApp: (19) 99783 8567
Nossos Endereços:
Av. Abdo Najar, 1065 – Vila Galo, Americana – SP, 13466-390
Rua Álvaro Catão, 455 – Edif. Vitorio Olivo – Operária Nova, Criciúma – SC – 88.809-050
Av. Ortízio Borges, 2360 – Sala 01 – Santa Mônica, Uberlândia – MG, 38408-263