Já diz o velho e bom ditado: A diferença entre o remédio e o veneno está na dose. Não é em vão que dentro do setor de manutenção industrial existe a função lubrificador (bom, o indicado é que exista) para que a lubrificação seja feita de maneira correta.
Assim, a pessoa que ocupa essa posição precisa ter conhecimentos pertinentes a prática de suas tarefas.
Como por exemplo: noções básicas de mecânica,de máquinas e equipamentos industriais, ferramentas e manuseio das mesmas, desenho técnico mecânico, tipos e propriedades dos lubrificante. A resposta é: TUDO.
A lubrificação é um dos processos fundamentais para o correto funcionamento de uma máquina, sendo que esse procedimento requer cuidados especiais.
Ao contrário do que algumas pessoas podem dizer, o ato de lubrificar uma corrente, por exemplo, pode trazer benefícios ou o inverso para a operação.
Nesse sentido, imagine um grande centro logístico para distribuição de produtos que opera 24h por dia e 7 dias por semana.
Logo, existem muitas esteiras seguidas por elevadores, duas condições que normalmente dificultam a manutenção.
Afinal, nestes casos comumente as correntes ficam protegidas (para não dizer escondidas) com o intuito de prevenir acidentes com colaboradores que podem inconscientemente encostar na máquina em movimento.
A máquina precisa estar parada e disponível para que possa concluir a tarefa no plano de lubrificação.
Além disso, por serem esteiras e elevadores existe a condição de trabalho em altura sendo então necessário escadas, andaimes ou até plataformas elevatórias.
E claro, não podemos esquecer de todos os equipamentos de proteção individuais (E.P.I) para iniciar o serviço, haja tempo de máquina parada.
E para somar a situação a quantidade de correntes é extensa e isso pode afetar a aplicação, uma vez que alguns pontos podem receber quantidades diferentes de fluídos.
Sobre essa última situação é importante saber que caso haja pouco lubrificante nas correntes, com o tempo elas podem sofrer elevado atrito gerando um desgaste acentuado em seus componentes.
E isso pode acarretar diversos outros problemas, como os ruídos, quebras e gastos.
As correntes podem “patinar” no excesso de fluído, caso haja excesso de graxa e a operação pode ser prejudicada trazendo problemas.
Além de, atraírem sujidades do ambiente que grudam no lubrificante ou sofrerem com a pressão do produto aplicado, em caso de graxas.
Existe ainda a probabilidade elevada do lubrificante em excesso cair sobre os produtos ou no piso, um vazamento desnecessário e prejudicial principalmente a segurança das pessoas, pois o local fica escorregadio.
Tantos os excessos de lubrificantes, quanto as ferramentas que o profissional utiliza são normalmente lavadas e além dos materiais utilizados para limpeza do setor.
E esse comportamento pode ocasionar alguns problemas como: contaminação de água se higienizados ou descartados incorretamente.
E nós oferecemos essa solução: os lubrificadores automáticos Simalube.
O lubrificador automático Simalube proporciona uma lubrificação automática durante períodos de 1 a 12 meses e pode ser regulado de forma contínua.
Disponível em 5 tamanhos, o Simalube abastece vários pontos de lubrificação, 24 horas por dia, 7 dias por semana, até 1 ano.
Nesse mesmo sentido, existem opções de modelos de correntes que não precisam de lubrificação, como a Corrente Lambda, essa corrente pode ser aplicadas nas mais diversas áreas, inclusive alimentícia.
Essas correntes possuem buchas especiais que já são lubrificadas, reduzindo desgastes, ruídos, sujidades, tempo de máquina parada, aumentando a segurança e limpeza do local de aplicação e colaborando com o meio ambiente.
Qual empresa não quer um remédio desse para sua dor de cabeça, hein?
Nossa equipe está pronta para prestar um atendimento de excelência!
Telefones:
Americana – SP Fone: (19) 3604-6299
Criciúma – SC Fone: (48) 3411-5287
Uberlândia – MG Fone: (34) 3255-5721
WhatsApp: (19) 99783 8567
Nossos Endereços:
Av. Abdo Najar, 1065 – Vila Galo, Americana – SP, 13466-390
Rua Álvaro Catão, 455 – Edif. Vitorio Olivo – Operária Nova, Criciúma – SC – 88.809-050
Av. Ortízio Borges, 2360 – Sala 01 – Santa Mônica, Uberlândia – MG, 38408-263