Mudança e melhoria não são a mesma coisa e caso essa diferença não esteja bem compreendida, há uma alta probabilidade de surgir muita insatisfação com um produto, serviço ou mesmo as pessoas envolvidas no processo.
Esse conceito é uma das premissas quanto o assunto é qualidade.
Primeiro precisamos ter em mente que qualidade é um grau a ser atingido podendo ser de segurança, estética, sabor, durabilidade ou outros.
De acordo com requisitos de determinada área de atuação e as normas vigentes.
Embora a palavra qualidade também seja amplamente utilizada para definir um setor dentro de uma empresa, o que não é incorreto.
Quando se trata de uma fábrica de cerâmica, as correntes destinadas as aplicações pesadas devem ser constituídas de materiais seguros e apropriados para tal operação, com alta capacidade de transmissão, resiste a fadiga, força de tensão… ou seja, alto desempenho.
Essas características compõem alguns dos requisitos necessários que garantem a qualidade da corrente e consequentemente uma alta performance a operação e segurança as pessoas e as máquinas.
Agora, imagine que nessa fábrica de cerâmicas o setor de embalagem tornou-se o gargalo da produção com frequentes paradas para manutenções corretivas nas correntes de rolo, as demais linhas operam normalmente.
Os supervisores de produção e manutenção já realizaram diversas mudanças tentando eliminar esses imprevistos, trocaram os operadores, diminuíram a velocidade da máquina, mudaram o lubrificante uitlizado e até cogitaram propor à direção a aquisição de uma nova máquina.
As mudanças realizadas não eliminaram o problema em questão, talvez tenham até diminuído um pouco a fraquência, porém não o suficiente para permitir que a produção volte a operar normalmente.
Para resolução desse problema o dial seria realizar uma melhoria, ou seja, definir e aplicar ações que de fato proporcionariam o esperado: o fim das paradas frequentes e a redução de gastos.
Um bom exemplo de melhoria nessa situação seria a troca do item que provavelmente é de baixa qualidade por correntes de transmissão pradonizadas de acordo com as normas pertinentes, com boa estrutura de montagem (pinos, elos, emendas e demais componentes), mais eficientes e com elevada durabilidade, a confibilidade do processo com certeza seria melhor.
De poder comparar um antes e depois e comprovar que de fato o processo em questão está de acordo com o objetivo estabelecido.
Pois é, ao realizar um melhoria normalmente relacionamos ao aumento da qualidade, seja do produto, serviço, atendimento ao cliente e até todas as opções juntas.
No exemplo da fábrica de cerâmica a qualidade pode ser o diferencial de mercado dos produtos produzidos e fazer apenas alterações sem resultados positivos e duradoruros foram meras mudanças. Por isso, vale sempre lembrar que mudança nem sempre gera melhoria, mas a melhoria sempre requer mudança.
Aliás, fica a dica sobre correntes de transmissão, são itens que não podem ser simplesmente mudados de uma marca para outra, o ideal é realizar uma melhoria investindo em qualidade e segurança.
O nome TSUBAKI é sinônimo de excelência em qualidade, confiança, e serviço ao cliente. Um foco intenso em pesquisa e desenvolvimento unido a modernização constante das suas fábricas, resultou no encontro das mudanças constantes exigidas pelo mercado
Consulte-nos, a Solutec está a seu serviço!
Nossa equipe está pronta para prestar um atendimento de excelência!
WhatsApp: (19) 99783 8567
Nossos Endereços:
Av. Abdo Najar, 1065 – Vila Galo, Americana – SP, 13466-390
Rua Álvaro Catão, 455 – Edif. Vitorio Olivo – Operária Nova, Criciúma – SC – 88.809-050
Av. Ortízio Borges, 2360 – Sala 01 – Santa Mônica, Uberlândia – MG, 38408-263