As correias em V são componentes de transmissão mecânica, sendo responsáveis por transmitir potência e movimento entre polias de forma eficiente e segura, por meio do atrito de suas faces laterais. Elas são amplamente empregadas na indústria por oferecerem alta eficiência, funcionamento silencioso, facilidade de manutenção e excelente custo-benefício.
De modo geral, as indústrias utilizam amplamente as correias em V em sistemas de transmissão mecânica. Neste artigo, você vai entender a função da correia em V, suas principais características, tipos, especificações e aplicações industriais.
As indústrias utilizam as correias em V em sistemas de transmissão muito utilizados nas indústrias. Sua principal função é transmitir potência e movimento entre as polias, de forma eficiente e mais silenciosa.
Presentes em máquinas industriais, compressores, redutores, transportadores, equipamentos agricolas e outros, as correias em V se destacam por sua versatilidade, facilidade na manutenção e seu custo- benefício.
Nesse contexto, a correia em V transmite força e movimento por meio do atrito entre suas faces laterais e o canal da polia.
De modo geral, um dos pontos importantes a serem observado no funcionamento:
Quanto maior for a espessura da correia, maior será a área de contato com a polia, consequentemente maior a capacidade de transmissão de potência.

Corpo: que da estrutura para a correia. – fabricado em compostos de borracha ou poliuretano.
Cordonel: Elemento responsável pela resistência à tração, fabricado em:
Revestimento: área de contato com os canais das polias, fabricado em tecido de nylon emborrachado, que melhora o atrito e reduz o desgaste.

É através do comprimento e perfil que identificaremos uma correia em v.
E o que determina o perfil é a largura superior e a altura da correia.
O comprimento sempre deve ser medido pela circunferência externa da correia.


As correias em V dentadas são indicadas para aplicações que exigem maior dissipação de calor e flexibilidade.
Além disso, os fabricantes identificam as correias em V dentadas pela letra X em seu código.
Ex. AX, BX, 3VX, 5VX, XPB, XPZ.
Benefícios:
As correias em v dentadas melhoram a potência, pois ajuda no resfriamento, melhora o abraçamento da correia e retira impurezas do canal da polia

Por isso, as indústrias utilizam correias conjugadas em V quando há necessidade de eliminar vibração e garantir maior estabilidade.
Também conhecidas como Powerband, Kraftband (Optibelt), hermanadas, germinadas.
É um único corpo com várias correias, eliminando vibração e dando mais estabilidade.
Para ter referência só acrescentar na frente do código a quantidade de canais necessários.
4/3v 500

A correia Optibelt é reconhecida mundialmente pela sua alta qualidade construtiva, precisão dimensional e excelente desempenho em sistemas de transmissão mecânica. Desenvolvidas para aplicações industriais severas, as correias Optibelt garantem transmissão de potência eficiente, maior vida útil e redução de falhas, sendo amplamente utilizadas em máquinas industriais, compressores, redutores, transportadores e equipamentos agrícolas.
text

Além disso, a correia Optibelt se destaca pela variedade de perfis, modelos e construções, incluindo correias em V lisas, dentadas e conjugadas, atendendo às normas internacionais e às mais diversas exigências operacionais. Como distribuidor autorizado Optibelt, a Solutec Industrial oferece não apenas o fornecimento das correias, mas também suporte técnico especializado para ajudar na escolha correta do modelo, garantindo maior confiabilidade, menor custo de manutenção e melhor desempenho dos sistemas de transmissão.
A Solutec é distribuidor autorizado das Correias Optibelt, garantindo aos nossos cliente acesso a essas correias reconhecidas por sua alta precisão, resistência e desempenho, além disso, nossos clientes têm acesso a suporte técnico especializado e orientações para cada tipo de aplicação. Assegurando para as indústrias maior vida útil dos equipamentos, redução de falhas e melhor desempenho dos sistemas de transmissão.


A correia em V é um componente de transmissão mecânica utilizado para transferir potência entre polias por meio do atrito de suas faces laterais, sendo amplamente aplicada na indústria por sua eficiência, simplicidade e baixo custo de manutenção.
Perfil adequado;
Potência transmitida;
Tipo de aplicação;
Ambiente (poeira, calor, vibração);
Tipo de correia (lisa, dentada, conjugada).
Fale com a Solutec Industrial e conte com a qualidade da correia Optibelt para garantir máxima eficiência e confiabilidade ao seu sistema de transmissão, além de suporte técnico.
Distribuidor Optibelt em SP, MG, GO, MT, MS, saiba mais!
E-mail: vendas@solutecindustrial.com.br
(19) 3604-6299 | WhatsApp: (19) 99783-8567