ACOPLAMENTOS MARTIN

O acoplamento é um componente usado para conectar as extremidades de dois eixos com o propósito de transmitir potência.

Consiste em componentes que permitem ao projetor da máquina ou ao usuário do equipamento conectar ou estender o eixo motriz ou impulsionado. O acoplamento pode fornecer uma conexão rígida ou flexível. Dependendo do tipo também pode ser usado como amortecedor de vibrações.

QUADRA FLEX 

O MELHOR ACOPLAMENTO para aplicações que envolvem motores de ALTAS VELOCIDADES.

Além de ser muito versátil, oferece grande durabilidade e flexibilidade á torsão. É de fácil instalação, suporta desalinhamento, impacto e vibração.

Este acoplamento flexível tem um elemento dentado de borracha, com dentes tanto no interior quanto no exterior e tem flanges fabricadas tanto em ferro fundido quanto em caço.

É versátil e geralmente usando com motores de bomba ao transmitir um torque torcional.

Não necessita de lubrificação, é livre de manutenção e oferece longa vida se estiver devidamente projetado

Adaptam-se a 4 tipos de desalinhamento

FLANGES TIPO J

As flanges J Martin são fabricadas em aço sinterizado nao em ligas de zinco 3J 4. A vantagem do aço sinterizado é que pode ser usinado enquanto que as ligas de zinco não. O beneficio é dar componentes de maior valor ao usuario.

FLANGES TIPO S

Fabricadas em ferro fundido e em aço sinterizado.

Utilizadas com todos os tipos de elementos

FLANGES TIPO B

As flanges tipo B são preparadas para trabalhar com buchas QD e são fabricadas em ferro fundido

FLANGES SC 

Compensam a separação que normalmente existe entre os eixos do motor e de uma bomba.

O projeto drop out facilita a troca e o reparo do acoplamento sem a necessidade de tocar na instalação e no alinhamento tanto da bomba quanto do acoplamento.

Pode-se misturar e combinar cubos e flanges para várias aplicações

padrão da indústria.

Os elementos são fabricados em quatro materiais.

TPR – borracha termoplástica material exclusivo da Martin, combina a resistência ao calor e a baixa compressão. Molde por injeção – nome comercial – santo prene – konsanto

Borracha de uso geral que combina as características dos EPDM e do Neoprene em um mesmo elemento.

Resistente a óleos, solventes e produtos químicos, sua cor é preta.

EPDM – Normalmente usado por nossos concorrentes, Cor preta, resistência química moderada

NEOPRENE – resistente a óleo, Muitas vezes especificado pela API The American Petroleo Intitute, sua cor é preta

HYTREL – é um elastômero de poliéster moldado, projetado para aplicações de alto torque e alta temperatura. Transmite 4 vezes mais potência que os elementos equivalentes de TPR, EPDM e NEOPREME

Não é um substituto para TPR, EPDM ou NEOPREME. Sua cor é laranja.

É uma marca da Duppon

A linha completa dos produtos quadra flex inclui 13 tamanhos com diferentes capacidades de torque de até 72 mil libras por polegada

ACOPLAMENTO DE CORRENTE

Os dentes e a corrente trabalham sem folga, o que permite distribuir toda carga ao redor do acoplamento, sendo o melhor para suportar o impacto de cargas muito pesadas.

É o acoplamento mais antigo introduzido pela Martin por volta dos anos 60.

Oferece um projeto compacto e é o nosso único acoplamento metálico flexível.

Ambos são feitos em aço carbono ou aço sinterizado e já vem com dentes endurecidos.

Os acoplamentos de corrente consistem de dois sprocktes tibo B, com os dentes achatados para facilitar a instalação da corrente na periferia do acoplamento, e para que não se sobressaiam para além da corrente.

O acoplamento utiliza uma cobertura de segurança opcional, que contém o lubrificante requerido, porem recomenda-se utilizar a cobertura para prolongar a vida útil e proporcionar maior

Os acoplamentos de corrente devem ser de construção sólida, ter dentes endurecidos, ter um perfil de dente trucado e ter geralmente um diâmetro externo maior.

A Martin oferece quatro tipos de acoplamento de corrente de rolos

Com furo piloto, furo na medida, com bucha QD ou com bucha TAPER em duas composições diferentes – TBH a bucha é montada pelo lado do cubo e TBF a bucha é montada pelo lado do sprocket.

ACOPLAMENTO DE ESTRELA

São projetados para transmitirem torque enquanto amortecem as vibrações do sistema compensando o desalinhamento. É um projeto seguro, pois continuarão operando mesmo se o elemento elástico falhar. Não tem nenhum contato metal a metal e são fáceis de instalar e trocar.

A Martin oferece dois tipos de acoplamento de estrela.

ML – Universal – completamente intercambiável com outros fabricantes e geralmente usado em aplicações leves a médias.

Martin SUPER – oferece uma capacidade superior no mesmo tamanho que o ML. Utiliza uma curvatura da estrela, que permite uma maior distribuição de carga e promove uma compressão mais eficiente na base da estrela. Em geral um aumento de 11 a 28% da potência. O MS usa o mesmo elemento que o ML.

Oferece 4 tipos de matérias

BUNA N – elastômero moldado por compressão, altamente flexível e com boa resistência a óleo.

URETANO – Oferecem uma vez e meia maior capacidade de torque do que Buna N, porem o efeito do amortecimento é menor.

HYTREL – projetado para aplicações de alto torque e alta temperatura, oferecem três vezes maior capacidade de torque do que Buna N.

BRONZE MTO – aplicações especiais.

ACOPLAMENTO DE PNEU MARTIN FLEX

Dos acoplamentos Martin é o que lida com MAIOR DESALINHAMENTO.

Oferece uma qualidade superior e uma forte aderência ao eixo já que são para bucha QD.

Utiliza um elemento de borracha flexível, moldado numa só peça com um corte, como resultado pode ser montado e desmontado sem tirar totalmente os cubos.

Comparado com outros acoplamentos flexíveis este tem excelentes características de amortecimento axial e a torsão.

Feitos com corpos de aço e tem potencial para operar à maior velocidade.

PNEU FLEXIVEL –intercambiável com o paraflex da dodge e possui elementos de tração para absorver choques, impactos e vibrações torcionais.

FLANGES – não são intercambiáveis, corpos de aço para operar à maiores velocidades. não são intercambiáveis,

BUCHAS QD – maior variedade de furos para facilitar a montagem.

O acoplamento flexível Martin Flex transmite suavemente a potência enquanto compensa

– Até 4 graus de desalinhamento dos eixos.

– 1/8” de desalinhamento paralelo.

– 5/16” de flutuação axial do eixo.

Fonte: Martin Sprocket

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